Pesquise no site

domingo, 6 de fevereiro de 2011

A Origem da Guerra de Tróia

Certo dia, no meio de uma festa de núpcias a que vieram os deuses do Olimpo, Éris, a deusa da discórdia, por não ter sido convidada, surgiu inesperadamente e atirou ao chão um pomo de ouro, dizendo que deveria pertencer à mais bela das deusas. Três delas - Atena, Hera e Afrodite - queriam apanhá-lo.
Zeus, o pai dos deuses, pressentindo uma tragédia, interveio, mas, não querendo tomar partido em assunto tão delicado, tentou esquivar-se, nomeando outro deus para resolver a questão. Como nenhum dos escolhidos aceitou escolher uma das 3 deusas, por temerem o rancor das das perdedoras, Zeus, chamou Hermes, o mensageiro dos do Olimpo, e disse que ele deixasse a decisão para um mortal (humano).

A escolha foi para Páris, um principe de Tróia, que foi imediatamente convocado. Cada deusa tentou comprar a simpatia do juiz(Páris) com ofertas irrecusaveis. Hera prometeu torná-lo rei de toda a Ásia. Atenna prometeu lhe o dom da sabedoria e a vitória nos combates. Afrodite garantiu-lhe o amor da mulher mais bela da Terra.
Depois de muito pensar, o principe de Tróia disse sua resposta: o pomo cobiçado foi para Afrodite, a deusa do amor.
A mais bela das mulheres, era Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta. Páris,mesmo informad disso, não desistiu. Viajou para o sul da Grécia e foi muito bem recebido por Menelau, que nada suspeitava.
Com a ajuda de Afrodite, Páris conseguiu seduzir a belíssima Helena e levou-a para Tróia, com muitas jóias e outros objetos de valor.
Bravo, Menelau convocou os chefes gregos para uma assembléia, onde ficou decidido que a Grécia vingaria e marcharia unida contra a poderosa Tróia.


E assim começou ma guerra muito violenta e sanguinária, que durou por 10 anos, até que recorrendo a um hábil estratégia - o cavalo de madeira - os gregos tomaram a cidade.

A estratégia era assim: os gregos mandaram de presente aos troianos um cavalo de madeira gigante, em sinal de paz. Mas o que os troianos não sabiam é que tinham muitos soldados dentro do cavalo. E assim eles tomaram a cidade de Tróia.


Depois de arrasarem todas as casas, e de matarem os seus habitantes (coitados!), os invasores gregos  transportaram para as naus o rico saque que haviam recolhido. Agora só lhes faltava voltar para a pátria distante.
Entre os chefes gregos havia um que os companheiros admiravam por sua coragem e ástucia., seu nome era Ulisses.

E é na viagem de volta que está a maior parte da história....


Notas da Autora: Eu, sinceramente, acho que os troianos e os gregos nem deviam travar uma guerra. Por que foi tudo por causa do amor de Páris e Helena... Veja no próximo, As aventuras de Ulisses e seus compaheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário